Para todos aqueles que querem seguir uma rotina de alimentação saudável devem manter um controlo especial no que diz respeito ao jantar e de forma a conseguir ter uma boa noite de sono. Assim, especialistas aconselham que deve evitar comer ao jantar:
Carnes vermelhas. Estes alimentos têm demasiadas proteínas e não são bem digeridos devido ao metabolismo estar mais lento;
Alimentos gordurosos e embutidos também devem ser evitados pois podem gerar desconforto.
Alimentos que contenham cafeína já que funcionam como estimulantes, aqui podem ser incluídos os refrigerantes e o chocolate. O ideal seria não consumir nenhum alimento com cafeína após as 16h.
Qualquer doce em geral deve ser evitado ao jantar. O consumo de doces altera os valores de glicerina e pode provocar uma noite de sono mais agitada.
Ao escolher para o jantar alimentos deve ter em conta que os mesmos não tenham as características anteriormente apresentadas. Dado que no horário noturno o corpo tem a tendência a sofrer com má digestão e insónias, deve optar por uma refeição leve como é o caso da sopa, fruta, vegetais, quinoa, leite e iogurte e chá.